sexta-feira, 13 de abril de 2012

Saiba o que usar como traje de festa

Saiba o que usar como traje de festa

É muito comum sermos chamados para eventos que tem definições específicas sobre os tipos de trajes de seus convidados, só que são tantos os nomes que muita gente acaba se confundindo.

Recebeu um convite onde os anfitriões requisitam um tipo de traje e você não faz a menor idéia do que significa ? Entenda quais são os tipos de trajes para festas de casamento e o que você deve usar em cada um deles.

Os anfitriões costumam inventar moda na hora de dizer qual é o traje exigido para a comemoração. Palavras como summer (roupas esportivas e claras para o verão), fashion (pedem customização) e alto esporte (passeio completo) passaram a figurar nos convites. Não se acanhe, na dúvida, ligue e pergunte.


Black Tie ou Tênue de Soirée

São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.

Não tem como fugir: neste tipo de traje, os homens obrigatoriamente devem usar smoking. As mulheres, vestidos longos e bem sofisticados. É o tipo de traje apropriado para uma festa de casamento glamourosa, que acontece à noite. Maquiagem e cabelo devem estar impecáveis. Jóias, brilhos e bordados também são bem-vindos.

Ocasião: noite de gala ou bailes de formatura

Mulheres

Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar. A minissaia está proibida. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.



O que usar (elas): vestidos longos ou curtos requintados, com decotes profundos, transparências e bordados em pedrarias.

Tecidos: zemberlines, tafetás de seda, shantungs, crepes, georgettes e jacquards são boas pedidas.

Sapatos: sapatos ou sandálias com saltos bem altos combinados com meias finíssimas.

Acessórios: semijóias, bolsas metalizadas, echarpes, estolas, peles naturais ou sintéticas.

Homens

O que usar (eles): smoking e camisa rigor.

Sapatos: sociais e, de preferência, pretos. A meia deve combinar com o sapato ou com a cor da roupa.

Acessórios: gravata borboleta e faixa preta.

Sem muita conversa, aqui usa-se o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

Em formaturas, costuma-se pedir no convite traje rigor. Neste caso, os convidados não podem optar pelo smoking, que fica restrito aos formandos.



Social ou Passeio Completo

É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações, etc.

É uma produção mais caprichada, mas sem exageros. As mulheres podem usar um terninho elegante, um pretinho básico ou um vestido mais sofisticado. Os tecidos mais apropriados são as sedas, microfibras, jérseis, linhos e algodão, sem muito brilho. Os sapatos devem ser altos. Já os homens podem usar um blazer com calça ou ainda terno e gravata.

Ocasião: jantares em geral, coquetéis, óperas, jantares dançantes e casamentos.


Homens

Para os homens é muito fácil. Terno e gravata. Nos ternos, é comum usar-se os lisos ou de dois padrões. Gravatas e sapatos escuros.

O que usar (eles): ternos alinhados, em cores escuras, com camisa e gravata.


Sapatos: sociais e, de preferência, pretos. A meia deve combinar com o sapato ou com a cor da roupa.

Acessórios: gravata.

Mulheres

Aqui, reinam os vestidos (longos a noite e longuetes de dia) e tailleurs. Decotes, fendas e transparencias (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. Os tecidos são nobres, as jóias ganham mais espaço. Os cabelos e a maquiagem tem que estar mais trabalhados.

O que usar (elas): vestidos longos, de preferência, tailleurs de crepes, vestidos com bordados discretos e decotes.

Tecidos: musselines e crepes.

Sapatos: sapatos ou sandálias com salto alto e meias de seda.

Acessórios: sofisticados, bolsas pequenas, bijuterias finas, maquiagem e penteado caprichados.


Trajes Formais

Para ocasiões mais chiques e sérias, que exigem uma produção mais elegante por parte dos convidados. Mulheres devem usar vestidos ou tailleurs de tecidos finos, como crepes, sedas, musselines e bordados. As bolsas devem ser de festa, pequenas. E os sapatos, sempre altos. Se o evento acontecer de noite, use cores escuras. Já se for de dia, de preferência às clores claras. A maquiagem pode ganhar destaque, com olhos e lábios mais escuros. Para os homens, terno e gravata completo.
Ocasião: almoços, conferências e teatro.

Mulheres

O que usar (elas): tailleurs de calça ou saia, com blazer e pantalona leves. À noite, o pretinho básico também cai bem.

Tecidos: crepe.

Sapatos: salto ou sandália.

Acessórios: moderados e informais.

Homens

O que usar (eles): blazer com calças esportivas. À noite, terno chumbo, cinza ou marinho.

Sapatos: sapatos esportivos ou pretos para a noite.

Acessórios: gravata opcional para o dia e obrigatória para a noite.


Traje Esporte

Esse é o traje mais simples e mais informal, o traje que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre.


É o tipo de traje mais simples, e significa que os convidados devem ir mais à vontade, mas com moderação, claro. As mulheres podem usar saia e blusa, vestido ou até mesmo calça comprida. E é recomendado usar sapato baixo, embora não seja errado usar uma sandália de salto alto (exceto se a festa for no campo, por exemplo). Já os homens podem optar por uma calça de sarja com camisa ou pólo. Não precisam usar gravata ou paletó, mas é recomendável um pouco de formalidade, evitando o tênis, por exemplo.



Atenção: Simples e informal não significa que seja qualquer roupa. É sempre essencial vestir-se bem.

Ocasião: almoços, exposições, inaugurações e batizados.

Homens

Calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem.

O que usar (eles): blazer com calças esportivas.


Sapatos: espotivo

Acessórios: não obrigatórios.

Mulheres

Calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos (inclusive os de alças), terninhos, bermudas, blusas. As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Use o mínimo de brilhos, jóias, bijouterias e afins. Pouca ou nenhuma maquiagem.

O que usar (elas): vestido de alças, calças, saias e camisas. Tailleurs esportivos no inverno.

Tecidos: crepes; tecidos de caimento leve - lisos ou estampados.

Sapatos: salto ou sandália.

Acessórios: bolsas maiores e bijuterias sem exageros.


Traje Esporte Fino ou Tenue de Ville

É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado pois existe uma certa formalidade presente.


Ocasião: almoços, vernissages e teatros.

Mulheres


Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Para a noite, o recomendável é o tão famoso “pretinho básico”. Os vestidos só vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais nobres. Brilhos devem ser usados com moderação. Bolsas e sapatos devem ser médios.

O que usar (elas): tailleurs esportivos, calças, vestidinhos e camisas.

Tecidos: algodão, sedas e microfibra.

Sapatos: sapato ou salto alto.

Acessórios: bolsas maiores e bijuterias sem exageros.

Homens

Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado.


O que usar (eles): blazer com calças esportivas e camisas sem gravata.

Sapatos: espotivo.

Acessórios: gravata se o cartão indicar tenue de ville.



Gala

Este tipo de traje também significa glamour, mas está um pouco em desuso. É recomendável que os homens usem casaca e as mulheres, vestido longo no melhor estilo.



OS TERNOS PRÍNCIPE-DE-GALES E OS BLAZERS

São mais apropriados para escritório ou lazer. Estas regras chegam para evitar surpresas desagradáveis-até porque, quando se pretende que os convidados se apresentem vestidos de forma mais solene, o traje é referido no convite que se envia. Essa indicação tanto se pode inscrever no canto esquerdo do convite como no canto direito. São vários os trajes de gala ou cerimônia que podem aparecer nos convites.



CASACA

É o traje de cerimônia por excelência. Atualmente só é usada para bailes ou recepções muito solenes (por exemplo, em honra de reis ou chefes de Estado). Pra as mulheres o traje correspondente é sempre um vestido comprido, devendo usar-se luvas.



SMOKING – BLACK-TIE

É o traje masculino que sucedeu à casaca e só deve ser usado à noite. Na Inglaterra o smoking não aparece nos convites para jantares, festas e recepções a que se deve ir de... smoking. É que lá o smoking chama-se de dinner jacket. Terno preto com gola de seda, camisa branca e gravata borboleta. Para as senhoras, o traje correspondente é vestido curto chic, a não ser que o convite indique “vestido longo”, ou pantalona em tecidos nobres, sem pedrarias.



FRAQUE

Sem dúvida alguma o traje de cerimônia que se usa durante o dia. O fraque não é traje a que se dê muito uso nas cerimônias oficiais. Quando um convite indicar o uso de fraque as senhoras podem usar chapéu e luvas e devem usar meias.



TERNOS

Quando num convite não vem a indicação de qual traje a usar deve-se ir de terno escuro, que pode ser azul ou cinzento. A acompanhar os ternos escuros há uma regra muito importante: os sapatos devem ser sempre pretos. As mulheres deve usar vestidos curtos ou tailleurs, chic.


Nenhum comentário:

Postar um comentário