terça-feira, 14 de agosto de 2012

Plano de Negócios. O que é? Como elaborar?

O plano de negócios do seu empreendimento é o projeto de sua empresa, no qual cada uma das questões anteriores será esmiuçada, estudada, compreendida e dominada, para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões acertadas como empresário.
Um plano de negócios então pode ser entendido como um conjunto de respostas que define o produto ou serviço a ser comercializado, o formato de empresa mais adequado, o modelo de operação da empresa que viabilize a disponibilização desses produtos ou serviço e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela empresa deverão possuir e desenvolver.
O que considerar num Plano de Negócios? – Parte 1

Perguntas que devem ser respondidas pelo PN
Definições
Quais produtos ou serviços serão oferecidos ao mercado? Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que os produtos e serviços devem atender necessidades de pessoas ou empresas. No caso da idéia de produtos e serviços que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? O estudo de mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócios.
Como serão obtidos esses produtos e serviços? Se for produção própria, é necessário garantir o domínio tecnológico. Já existe este domínio? Se não, como e onde obtê-lo? Se for por aquisição do mercado, é necessário identificar fornecedores e e avaliar as condições de fornecimento. São adequadas ao seu negócio? Como agem seus futuros concorrentes? Produzem? Revedem? Terceirizam?
O que de melhor será oferecido? Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido ao mercado que seja um diferencial? Que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes para superar a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir outros concorrentes de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é, no atendimento ao cliente.
Quem é e onde está o cliente? O mercado comprador deve ser estimado, deve ser conhecido. Quem comprará seus produtos e serviços? Por que comprarão seus produtos e serviços? Qual será o volume? Com que freqüência comprarão? Onde estão esses clientes? Como chegar até eles? Como influenciar sua decisão de compra? Qual o volume mínimo de vendas poderá ser conseguido? Como será sustentado esse volume de vendas?

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