sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

QUERO SER CANDIDATO E AGORA?


Parte I

Primeiro passo faça um eletroencefalograma para verificar se é louco, em caso positivo continue e seja candidato em caso negativo pare com esse desejo e seja feliz com sua família.

Depois não diga que eu não avisei!

Diferente que muitos imaginam a vida de político não é fácil, porque a política é extremamente complicada, não confunda política com politicagem. Ser candidato não é para todos, não basta apenas querer ser candidato tem que preencher vários critérios objetivos e subjetivos.

Sem querer ser chato, mas o candidato tem que conhecer o mínimo da legislação: Constituição Federal, Constituição Estadual, Código Eleitoral, Lei da Inelegibilidade, Lei dos Partidos Políticos, Lei das Eleições, Lei de Responsabilidade Fiscal; Legislação Correlata: Código de Processo Civil, Decreto-Lei n° 201/67 - Que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores e dá outras providências, entre outras e Normas Editadas pelo TSE: Resoluções.  

Assim como um manual a Lei das Eleições traz ao candidato todas as regras principais do “jogo”, por exemplo, para pedido de registro de candidato deve ser instruído com os seguintes documentos:
1.     cópia da ata da convenção do partido;
2.     autorização do candidato, por escrito;
3.     prova de filiação partidária;
4.     declaração de bens, assinada pelo candidato;
5.     cópia de título eleitoral;
6.     certidão de quitação eleitoral;
7.     certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual;
8.     Fotografia do candidato, nas dimensões estabelecidas em instrução da Justiça Eleitoral;
9.     Propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República;

10. Eletroencefalograma (brincadeirinha) “Rone Muniz”

Sobre os critérios subjetivos, importante destacar a determinação e o foco para alcançar o objetivo e para alcançar esse objetivo, precisa de uma operação de guerra, política é guerra não se esqueçam disso nunca.

O candidato tem que querer ganhar, tem que ter o objetivo nisso, o foco é esse, ganhar e para ganhar tem que planejar. Planejamento não é opção é imperativo, principalmente quanto menos recurso à campanha tenha. Uma das regras de ouro em campanha é que nunca o candidato terá o dinheiro e o tempo necessário que precisa.

Em campanha tempo é dinheiro, já sabemos o dia da eleição, esse ano será dia 07 de outubro, dessa forma, o tempo a cada dia que passa é mais curto, a meta inicial é priorizar o que é mais importante, o candidato tem que ser organizado.

Os seis principais vilões do desperdício de tempo são: esquecimento, não saber onde as coisas estão, socialização, longos deslocamentos e as viagens, leitura e pessoas que não param de falar.

Faça uma reflexão:

De que maneira você emprega seu tempo?
·       Você mantem uma agenda diária?
·       Você tira cópia de cada documento que assina?
·       Em geral, confirma antecipadamente seus compromissos?
·       Você tenta retornar os telefonemas dentro de 24 horas?
·       Quando chega em casa, sempre coloca as chaves no mesmo lugar?
·       Costuma ter papel e caneta perto do telefone?
·       Se você ficar doente amanhã, existe alguém que possa assumir temporariamente suas responsabilidades no trabalho?
·       Você tem um arquivo para seus documentos particulares?
·       Tem o hábito de levar algo para ler quando tem hora em algum consultório?

Quantas mais respostas “sim” você tiver dado para as questões anteriores melhor.

·       Você perdeu a data de vencimento de alguma conta nos últimos três meses?
·       Você leva trabalho para casa mais de uma vez por semana?
·       Fica trabalhando além do seu horário mais de duas vezes por semana?
·       Existe alguma atividade em que você esteja envolvido que o deixe aborrecido?
·       Você evita responder telefonemas quando não gosta do interlocutor ou quando o assunto o faz sentir-se desconfortável?
·       Pedaços de papel com números de telefone, endereços, anotações, etc. se acumulam em sua mesa de trabalhou superlotam seus bolsos?

Aqui as respostas “sim” identificam fatores que fazem perder tempo.

Avalie seu comportamento com honestidade e identifique as áreas de sua vida que mais precisam de ajuda. Aqui estão três pontos que podem lhe servir de guia:

Examine a maneira como você se sente a respeito do tempo: Ele é suficiente para você? É um fator de pressão ou um inimigo? É um recurso que você utiliza para atingir seus objetivos?

Verifique o modo como você gasta seu tempo: Tome nota de suas atividades e do tempo que gasta com cada uma delas. Então responda: Que tarefas em seu trabalho ocupam a maior parte do seu dia? Que compromissos pessoais exigem mais tempo? O que poderia ter sido resolvido mais rapidamente?

Avalie seu controle:  Faça uma lista de suas atividades usuais e atribua um valor de 1 (você não tem nenhum controle) até 5 (você dispõe de controle total). Então, concentre-se nas atividades marcadas com 4 (sobre as quais você tem um domínio quase completo) e tente aumentar esse poder ao máximo, Depois de obter sucesso, passe para as atividades que você classificou como 3.

A regra é definir prioridades, que poderá ser definida, usando o sistema ABC, atribuindo “A” para a tarefa de maior prioridade, “B” de média prioridade e “C” de menor prioridade.

Todavia, poderá ser adaptado com cores ou símbolos, exemplo: verde, amarelo ou vermelho, bem como o círculo, traço ou triângulo, o mais importante é que você defina como é mais prático na definição das prioridades, podendo até mesmo criar seu próprio método.

Não há como falar de prioridade sem falar do Princípio de Pareto, que em 1906, o economista italiano Vilfredo Pareto observou que 20% dos italianos possuíam 80% das riquezas daquela nação. Ao longo do tempo, as pessoas começaram a usar essa proporção 80/20 em outras situações.

O segredo para uma priorização eficiente é determinar quais são os 20% das tarefas que produzem até 80% dos resultados positivos. Devemos escolher dois dentre cada dez itens em nossa lista de tarefas e investir prioritariamente neles o nosso tempo e a nossa energia, em vez de tentar cumprir diariamente todas as tarefas, realize primeiro a mais importante em cada grupo de cinco. Desse modo você estará realizando quatro quintos de tudo que precisa fazer.

“O Princípio de Pareto, isto é a regra 80/20, serve para lembra-lo de focalizar 80% de seu tempo e energia nos 20% de tarefas realmente importantes. Não basta trabalhar com inteligência – é preciso trabalhar com inteligência nas tarefas certas”. (F. John Reh)

Portanto é obrigatório o uso de uma agenda, que em tempos de campanha moderna poderá ser digital, ou que tal algo mais completo, um tablet? Um ótimo investimento, recomendo o Ipad, mais compre agora para dominar bem e ganhar tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário