sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AMBIENTALISTA X GESTOR AMBIENTAL

Atualmente tramita no Congresso um projeto de lei para que alunos formados em meio ambiente nas Universidades sejam enquadrados em alguma profissão, mas muito se discute a respeito: Quem somos nós afinal? Gestores Ambientais ou Ambientalistas?
Mas antes de responder a esta pergunta, que tal pensarmos em quem são eles? Sim, eles! Aqueles que amarram-se nas árvores para impedir seu corte, que saltam sobre as baleias para impedir sua extinção, que manifestam e protestam publicamente sua indignação frente aos horrores que ainda fazemos contra o nosso planeta?
Será que você também não compartilha desta indignação? não se incomoda ao ver pessoas jogando lixo nas ruas? desperdiçando água lavando carros e calçadas? pessoas colocando fogo em terrenos baldios? – pois então você faz parte desta luta também e ficar omisso, definitivamente, NÃO é mais uma opção.
O fato é que o termo “ambientalista” está consolidando-se quase que como um “chavão” – tudo quanto é assunto relacionado ao meio ambiente onde aparece alguém que luta em defesa da “causa verde” ou faz algo para a preservação de alguma área é “taxado” ambientalista.
Longe de ser um termo pejorativo, não é. Porém é uma expressão que deve ter seu próprio valor e clara suas devidas habilidades.
Isso acontece porque o assunto e as profissões relacionadas a área ambiental estão em foco no momento e são relativamente novos.
Diante dessa necessidade urgente em termos uma representação e uma voz que se faça forte e ouvida, foi criada a ANAGEA – Associação Nacional dos Gestores Ambientais.
Sendo assim o primeiro passo é lutarmos para que a profissão de Gestor Ambiental seja reconhecida e conquiste seu espaço no mercado de trabalho.
Com a regulamentação da profissão de Gestor Ambiental pelo Ministério do Trabalho conquistamos a oportunidade de mostrar nossas habilidades e aptidões gerando, consequentemente, muitos benefícios como piso salarial, jornada de trabalho e reconhecimento da importância que temos para as empresas, implementando sistemas de gestão que a permitam continuar produzindo seus produtos mitigando seus impactos ao meio ambiente e também frente a sociedade através da Educação Ambiental, no laborioso processo da transformação do cidadão comum no chamado “cidadão ecológico”, colocando em prática os conhecimentos adquiridos dentro das Universidades brasileiras.
Estamos com o grande paradigma vivido pelo século XXI nas mãos: Tornar real o tão sonhado e controverso “Desenvolvimento Sustentável”.
Ambientalistas sejamos todos, como um ideal no coração, defendendo nossas matas, nossos rios e nossa terra como quem defende a própria família, a própria mãe, o próprio filho e a nós próprios!
E se você parar pra pensar, não é exatamente isso?
Gestores Ambientais, avante!
João Paulo Rodrigues – Diretor de Comunicação e Imprensa – ANAGEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário